quarta-feira, abril 19, 2006

DOENÇA de CROHN


O que é a doença de Cronh?
A doença de Cronh é uma doença inflamatória crónica do intestino de etiologia desconhecida.
O processo inflamatório pode atingir qualquer parte do aparelho digestivo. As localizações electivas são a parte terminal do intestino delgado(íleo) e o intestino grosso(cólon). A inflamação atinge, geralmente, toda a espessura da parede intestinal e provoca ulceração do seu revestimento interior.
Quais são os sintomas?
Um dos sintomas mais frequentes é a dor abdominal, que é geralmente sentida à volta do umbigo ou do lado direito, frequentemente, depois das refeiçãoes.
A diarreia é outra manisfestação clínica da doença, podendo as dejecções conter sangue e provocar anemia. A perda do apetite e o emagrecimento são frequentes e podem provocar nas crianças atraso no crescimento.
Na fase aguda podem, também, aparecer febre, dores articulares e, em alguns casos, doença perinal ( abcessos).

Esta é a doença da minha mãe há 9 anos, apareçeu de um dia para o outro.
Hoje a mummy vai fazer um exame doloroso e dediquei-lhe este post, dar a conheçer a doença.
A foto é Açores, porque a minha mummy é Açoreana e gosta muito de hortências.
Tal como muitas de nós a minha mummy pertence a uma associação, da qual fez-lhe muito bem desde que contacta com pessoas que sofrem do mesmo problema, têem um cartão que mostram para terem prioridade em casas de banho públicas caso haja fila entre outros benefícios, os medicamentos também são muito caros, mas alguns são compartecipados pelo estado( poucos).
É uma doença muito dolorosa, a minha mãe nunca mais foi a mesma, mas tem uma força que faz superar muitos dos momentos de sofrimento.
foto: Olhares.com
PINTAS

20 comentários:

Unknown disse...

Minha querida Amiga

Desejo tudo de bom para a tua mae e manda-lhe um beijinho especial..
Como tive o previlegio de conhecer a tua mae - nota-se a olhos vistos a força interior que ela tem e quem sai aos seus...
Um grande beijinho de uma amiga que gosta muito de voçes

yamita

Anónimo disse...

Pintas a tua mãe vai ficar muito orgulhosa do post, quem não ficava?
Desejo que o exame corra da melhor maneira...
Os Açores deve ser lindo!!!

Beijinhos
Carla Rio+Rita

Raio de Sol disse...

é realmente uma doença muito grave, eu já conhecia... espero que o exame corra da melhor maneira, e deixo-lhe um beijo, pela sua força, e outro a ti, pelo amor que se pode ler em cada palavra que escreveste...

beijokas

Unknown disse...

Amiga,
Essa doença é mesmo muito ingrata...
Desejo q corra tudo bm com a tua mãe...
Um beijinho grande
Alexandra

Clara disse...

Conheço... não por ter ninguém conhecido, mas por incrível, há 1 medicamento que foi introduzido agora na "dieta" do marido que é destinado a essa doença, mas tem propriedades q ajudam a combater a dele... estranho, mas eficaz... ainda nem o panfleto alteraram.

Esses exames além de dolorosos são constrangedores, mas ainda bem que os há e que o resultado seja o melhor possivel.

beijocas

Maria disse...

O meu Pai foi operado quando eu era pequenina a esta doença, teve de cortar uns metros de instestinos.

Beijinhos

A Saltarica... disse...

Pintarolas, conheco uma miuda com essa doença q ja me tinha contado esses pormenores todos, e sei que nao e facil!
Mas a tua Mae tem com certeza o apoio de todos vocês e isso ajuda muito nao é?

Um beijinho e boa sorte para o exame da Mamã-Pintarolas

Anónimo disse...

Amiga,
Comigo já várias vezes que os medicos estiveram desconfiados que eu tinha essa doença, dizem que não é, mas tenho sintomas muito semelhantes, para além disso a minha melhor amiga tem essa doença..ou seja, infelizmente conheço bem..
Muito bom é, chá de Boldo, ajuda muito mesmo...tenta..

jinhos

Bárbara - Sol e Lua disse...

Ola minha queria

Desejo que a tua mãe melhore a cada dia mas sei como é e as melhoras nunca são como desejamos.

Aqui fica o meu beijo e do Kiko

Musa disse...

Amiga, e fazes mto bem em ter esta iniciativa porque eu, por exemplo, não sabia o que era...
De facto não deve ser fácil...
Tenho a certeza que a tua mãe tb encontra mto apoio na filha linda que tem.
Um beijinho mto grande para ti
Musa

PS: Adoro (de paixão) os AÇores!

Anónimo disse...

Sim, Pintas.
É dolorosa para quem a tem e muito desconfortável. Nem tudo se pode comer, senão irrita, e podes estar uma temporada bem e pronto! lá vem a traição do corpo, alguns dias a sangrar. Não se sabe de onde vem, nem tem cura.
Temos uma pessoa na família com essa doença.
As melhoras da tua mãe.
Um beijinho

Elsa disse...

Minha querida, já conhecia essa doença...espero que o exame tenha corrido bem e que tanto a tua mãe como tu estejam bem.

Sei que tenho andado ausente.

Jinhos grandes,
Elsa

Bem Me Queres disse...

Amiga, a tua mãe, apesar de doente, deve sentir-se uma pessoa completa. Tem uma filha linda, lutadora e mt amiga.
Espero que o exame tenha corrido bem...
Beijinhos doces
Cláudia

Anónimo disse...

Querida Pintinhas!
Espero que o exametenha corrido pelo melhor!
Bjocas desta Açorena que adorou a foto dos pastos verdinhos!
Sani

Luna disse...

doença nada facíl,ainda por cima quando é como pessoa tão especial como a tua mãe. boa sorte para exame dela
beijos mto especial para tua mãe e para ti
Luna

Penélope disse...

Desejo que corra tudo bem com a tua mãe.
Tinha uma colega na faculdade que tinha essa doença e sofria muito ( foi operada 2 vezes) mas hoje está bem de saúde.
Bjs

39 disse...

Sei bem do que se trata. Infelizmente nestes casos, a única coisa a fazer, para além do tratamento, é aprender-se o mais depressa possivel, a conviver diariamente com esta doença. Forças e que tudo corra pelo melhor!

(Há dias no messenger eu estava a ter uma conversa séria, muito séria e não conseguia dar atenção porque sei que me iria desconcentrar... eu já me conheço. Desculpa!)

Beijinhos, beijinhos

Mim disse...

Eu já conhecia a doença.
É de facto uma doença grave e muito dolorosa não só em dor mas pelo próprio desconforto causado e limitação que cria.
Espero que tudo se resolva da melhor forma possível e com o minimo de sofrimento.
beijo especial.

Anónimo disse...

ola agora ja conheco esta doenca!o meu irmao tem 21 anos e ta a sofrer e agora rebentarao-lhe as pernas tudo dirivado a doenca do crohn,nao e facil tem que ter coragem e muita força de vontade bijinhos ((cheiinha))

Anónimo disse...

Pintas espero q sua mãezinha fique boa em o nome de JESUS,tenho uma amiga q parece estar com este desconforto,estou pesquisando o q é bom para sua alimentação,ela descobriu a pouco tempo,mas creio q o médico dos médicos pode cura-lá.Estou orando pela minha amiga e vou apresentar a sua mãezinha e vc também,pode ter certeza.Fique com DEUS.Abraços.Ass:Menina Moça